5 MOTIVOS QUE PODEM FAZER DUMA BLACK FRIDAY O FIM DO TEU NEGÓCIO
Um estudo recente da Google registou que 44% dos consumidores portugueses pretendem fazer compras nas próximas semanas, entre a ‘Black Friday’ e o Ano Novo.
Para um consumidor, é sempre uma oportunidade, de ter um melhor preço para uma peça de roupa, o livro que ansiavas ou até mesmo a ferramenta de trabalho que usas diariamente.
Mas se tu tens um negócio, se não tiveres tido o planeamento adequado destas campanhas de Black Friday, em vez de vendas elevadas podes ter prejuízos para além do razoável. Sobretudo pequenos negócios.
Uma estratégia para participar na Black Friday, pode ter um de vários objetivos:
– Fidelizar clientes (premiando clientes frequentes)
– Reactivar antigos clientes (os que já te conhecem mas não compram frequentemente)
– Alcançar novos clientes e angariar leads (aqueles que nunca ouviram falar de ti ou do teu negócio)
E sejamos honestos. A não ser que sejas uma FNAC ou uma Worten, que até podem ter liquidez e resultados para aplicar descontos de 50 ou 70%, mais vale definir bem a estratégia para um destes objectivos, do que querer lançar campanhas para atingir tudo… E acabar com poucas vendas e sem clientes.
Porque participar numa Black Friday, não vale pelas vendas que fazes no dia, muitas vezes com pouco ou nenhum lucro. Vale por ser base de um esforço que iniciaste anteriormente para um cliente, e que depois de te comprar ou subscrever algo na Black Friday, o volta a fazer. Até ao Natal, no próximo ano…. e se torne um cliente regular.
E caso não tenhas feito esse planeamento atempado?
Esse trabalho não se inicia um mês ou uma semana antes da Black Friday. Preferencialmente, em Janeiro devias já incluir na tua estratégia e planeamento de 2022.
Então ao menos reflecte naquilo que tens preparado para amanhã.Verifica se no que preparaste para amanhã, não estás a cometer alguns destes erros.
- Falta de planeamento: não prever reforços de stock, necessidades de contratação ou alocar um determinado budget para promoção
- Servidores com poucos recursos. Tens a certeza que o teu site ou loja online, aguenta a sobrecarga expectável de visitas? Pior do que zero vendas, é ter clientes a querer comprar algo e não poderem, porque o teu site está em baixo.
- Margens de negócio muito reduzidas. Quando as margens são reduzidas, qualquer promoção tem que ser muito bem pensada. Se o cliente só te comprar na Black Friday muito dificilmente vai gerar qualquer lucro. Isso se o investimento em promover Black Friday for elevado, o negócio pode até dar prejuízo.
- Falsos preços. Se algo pode danificar a reputação da marca e toda a experiência de compra, é o cliente sentir-se enganado. Manipular preços, colocar produtos ao dobro do preço, semanas ou dias antes, para poder aplicar aquela promoção de 40 ou 50% são erros graves. Que um consumidor informado, que muitas vezes acompanha o preço de mercado do produto, não tolera. E muito provavelmente, se notar estas situações, acaba a reclamar directamente ou denunciar nas redes sociais.
- Não ter agilidade de negócio. Nem tudo são rosas e há muito trabalho e esforço desenvolvido nas campanhas de Black Friday, mas também no dia. Mas é essencial dedicar algum tempo a analisar vendas e resultados, e se ao se detectar uma falha, poder reagir em tempo útil. Seja para a correcção de um bug, seja para uma melhoria estratégica que possa influenciar os resultados.
Quem tem um negócio, seja num estabelecimento, um ecommerce ou infoproduto…
Deve procurar sempre não desperdiçar oportunidades. Se bem-feita e planeada, a Black Friday pode ser uma boa oportunidade quer para negócio quer para o consumidor.
E tu, o que achas da Black Friday? Vale a pena investir nela? Diz a tua opinião nos comentários!
Discover more from AVPT Marketing Digital e Assistência Virtual
Subscribe to get the latest posts sent to your email.