logotipo-AVPT-assistência-virtual-pt

Plano de negócios e plano de marketing: qual a diferença?

Está a pensar em abrir um negócio online? Tem um negócio local ou loja física, mas quer melhorar a sua presença online?  Isso é excelente! Ter noção de que precisa de planeamento estratégico do negócio e duma estratégia digital é o primeiro passo para o sucesso.  E um dos passos mais importantes para esse planeamento, é a criação dum plano de negócios e de um plano de marketing, duas coisas diferentes, embora relacionadas. Qual a diferença? 
Qual a diferença entre um plano de negócios e plano de marketing?

Plano de Negócios vs Plano de Marketing

Tem ou pensa em abrir um negócio online? Tem um negócio local ou loja física, mas quer melhorar a sua presença online? 

Isso é excelente! Ter noção de que precisa de planeamento estratégico do negócio e duma estratégia digital é o primeiro passo para o sucesso. E um dos passos mais importantes para esse planeamento, é a criação dum plano de negócios e de um plano de marketing, duas coisas diferentes, embora relacionadas.

Qual a diferença? 

O plano de negócios é um documento que descreve uma visão geral do negócio proposto. Geralmente é elaborado antes de o negócio ser lançado, até porque o respectivo modelo financeiro serve de validação e averiguar se o negócio é lucrativo, e assim, viável. Serve também muitas vezes para pedidos de financiamento ou investidores.  

Um plano de marketing é um documento que descreve estratégias de marketing e comunicação da marca, que se concentra em como o negócio alcançará os seus objetivos, as respetivas metas e plano de acção para as concretizar. 

O plano de negócios é o primeiro passo para iniciar uma empresa, enquanto o plano de marketing é o segundo passo.

Isto porque, enquanto o plano de marketing se preocupa com a comunicação da marca e como ela se posicionará no mercado, o plano de negócios preocupa-se em obter uma visão geral do negócio e nele estão inseridos os planos estratégicos, plano de recursos humanos, plano de produção, plano financeiro, plano jurídico e também o plano de marketing.

O plano de marketing pode ser elaborado para toda a área de marketing, ou também especificando as campanhas, análise interna e externa, com análise SWOT, definição de estratégias de marketing, marketing mix de produtos/serviços que a marca oferece.  

Ambos devem responder a perguntas específicas, algumas delas semelhantes… mas todas elas importantes para a sustentabilidade do seu negócio.

Para que serve?

Tenho uma ideia para um negócio. Posso saber criar o plano de negócio? 

Seja qual for a sua ideia, é importante que a consiga passar para o papel. Pensar em todos os detalhes… e planear! 

Escrever um plano de negócios é uma das coisas mais importantes que você vai fazer ao começar um novo negócio. O seu plano de negócios é a base do seu negócio, e deve ser criado com cuidado e previdência.

Mas a estrutura formal dum plano de negócios não é nada fácil. 

E se o seu objetivo é uma candidatura a fundos europeus, apresentação dum projecto formal a investidores ou financiamento, considere pedir ajuda a uma empresa de consultoria especializada.

Ou se pretender aprender e tiver alguns conhecimentos de contabilidade e gestão, consulte e use os guias e ferramentas do IAPMEI.  

Estrutura dum plano de negócios

Já um plano de marketing é algo que advém da sua experiência, conhecimentos de marketing e alguma formação. Trata-se dum plano operacional, que faz todo o sentido ser você, ou sua equipa, a fazer. 

Tenho um pequeno negócio no meu nome, nem sequer é uma empresa. Vale a pena fazer estes documentos?

A resposta é sim! Podem ser mais simplificados, mas independentemente do tamanho do negócio, é importante ter um planeamento eficiente para poder direcionar melhor investimentos e focar no seu público-alvo.

Agora, se o seu negócio já tiver sido lançado, é mais importante focar no futuro, e isso será com o plano de marketing.

O plano de negócios, nesse caso pode servir caso pretenda investimentos, caso pretenda uma análise global do seu negócio – avaliar se é rentável nesses moldes, ou se necessita de fazer alterações estruturais. 

Mas o plano de marketing,  irá permitir que direcione os seus esforços de comunicação e promoção, estabelecer público alvo e proposta de valor mais adequada, planear acções… 

Queria criar um negócio

Mas sozinho nunca irei conseguir fazer esses planos e definir a estratégia!  

Não precisas fazer sozinho. Mas também não precisas pedir a uma consultora um plano de negócios de 200 páginas, para o teu negócio de assistente virtual ou freelancer de redes sociais! 

Se numa primeira fase…

– és EUpreendedor, freelancer, artesão, infoprodutor ou tens um negócio familiar…

– não vais ter uma empresa

– nem uma grande equipa

– nem necessidade de grandes investimentos.

Podes optar por modelos simplificados. 

Business model canvas

Plano de Negócios simplificado / esquemático

Lean Canvas, Business Model Canvas, são esquemas que te ajudam a responder ao essencial para iniciares ou relançares o teu negócio. 

Esquematizas numa só página, a tua resposta às perguntas que tens de saber. E provavelmente, algumas delas nem se aplicam à tua situação.

Não te dá todas as respostas, não servirá para apresentar o projecto a investidores, mas serve para te guiar no essencial. 

Aqui deixamos alguns business model canvas modelo / templates para te poderes basear: 

Apresentação de Plano de Negócios em Preto e Verde-Azulado Geométrico Tecnologia 

E o plano e estratégia de marketing digital?

Algumas pessoas acreditam que só é necessário para grandes empresas e, portanto, não se preocupam em desenvolver um plano de marketing. Mas isto é um pensamento errado!

Para qualquer pequeno negócio, diria que este plano é ainda mais importante do que um plano de negócios. E para aí que deve orientar os seus esforços. 

Na verdade, independentemente do tamanho da empresa, é necessário preparar um plano de marketing eficiente para que você possa direcionar melhor seus investimentos e focar em seu público-alvo.

E se não fizer um plano de negócios formal, mais importante é definir um bom plano de marketing, que o faça compreender e posicionar o seu negócio, e colmatar algumas falhas que possa identificar.

Um bom plano de marketing fornece informações sobre os clientes e a concorrência, assim como estratégias e ferramentas que serão utilizadas para alcançar os objectivos. Assim, permite que você acompanhe o que já foi feito e o que ainda será feito para que o seu negócio tenha sucesso.

E vou ajudar e guiare a fazer um Plano de Marketing Digital Simplicado e a definir uma Estratégia de Comunicação Online.

Quer saber como? Subscreva a newsletter e para saber em breve! 


Discover more from AVPT Marketing Digital e Assistência Virtual

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

Discover more from AVPT Marketing Digital e Assistência Virtual

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading