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O que é o Marketing Mix?

Provavelmente já ouviste falar no Marketing Mix ou 4 Ps do Marketing (ou até das suas variantes). Hoje em dia, marketing é estratégia e os 4 Ps estão no centro dessa estratégia. São um ponto de referência para que cada negócio não perca de vista o que é verdadeiramente importante para a marca, os seus clientes e o seu crescimento a longo prazo. E são uma das bases que podes utilizar para definir o teu plano de acção em marketing digital. 
O que é o marketing mix?

O que é o Marketing Mix?

 

Provavelmente já ouviste falar no Marketing Mix ou 4 Ps do Marketing (ou até das suas variantes). Hoje em dia, marketing é estratégia e os 4 Ps estão no centro dessa estratégia. São um ponto de referência para que cada negócio não perca de vista o que é verdadeiramente importante para a marca, os seus clientes e o seu crescimento a longo prazo. E são uma das bases que podes utilizar para definir o teu plano de acção em marketing digital. 

Em que consistem os 4 P’s – Product, Price, Placement, Promotion?

Em cada um desses 4Ps, existem algumas perguntas que deves conseguir responder. Por exemplo, este é um exercício que podes fazer para tudo aquilo que vendes – e sobretudo para os teus principais produtos ou serviços. Seja um serviço de horas em gestão de redes sociais, um curso ou infoproduto, um artigo de artesanato, os produtos que vendes na tua loja….  

Primeiro, tens de entender estes principais pilares sobre os teus produtos ou serviços. Depois, mais facilmente irás identificar pontos de melhoria ou optimização. Que seguidamente irão fazer parte da tua estratégia e acções a desenvolver no teu plano de marketing digital.  

Produto (Product):

  • O que  tu vendes. Pode ser um produto físico ou serviço, um produto digital, uma consulta ou reunião…. Se ofereces isso a um cliente, é isso que consideras. E tudo aquilo que o integra: as suas características, serviços associados, marca, embalagem… O objetivo é perceber qual é a tua oferta, como se posiciona face à concorrência e como a partir daí consegues conquistar os consumidores. O que torna o teu produto bom e único.

O objetivo final é conseguires responder não só a estas questões. Mas também perceber – ou questionar os teus clientes – a opinião dos teus clientes sobre o teu produto.  

  • Qual o maior problema que o teu cliente gostava de resolver?  
  • Qual é o produto de (o teu nicho) que o teu cliente prefere, e porquê?
  • Porque é que o teu cliente te procura, o que ele espera de ti? 
  • O que é podes melhorar no produto que ofereces ao teu cliente? 
  • O que o teu cliente não gosta no produto de (a tua concorrência) 

 

A componente Produto do Marketing Mix (4 Ps do Marketing)

Preço (Price):

  • Quanto cobras pelo produto? Como isso afecta a visão dos teus clientes sobre a tua marca? Como posicionas o teu preço face à concorrência? Os teus clientes preferem produtos ou serviços a um preço mais baixo? Qual a tua margem, qual o preço de custo do teu produto? Fazes descontos, promoções? É possível pagamento a crédito ou faseado? Tens política de reembolso ou devoluções?
    Nesta rubrica, é tão importante pensar em preços, como no posicionamento. Tens um produto premium, já és um líder ou exploras um novo mercado? Podes cobrar mais por isso. Estás num mercado muito concorrencial ou saturado, ou um produto mais comum? Podes querer posicionar-te num preço mais baixo.

As perguntas que deves conseguir responder:

  • Qual seria o preço mais baixo que estás disposto a vender o teu produto?
  • Qual seria o preço mais alto que os consumidores estariam dispostos a pagar?
  • Como seria a sensibilidade ao preço dos teus clientes?
  • Quais são os preços que os actuais líderes e concorrentes do teu nicho cobram?
  • Como o teu preço se compara ao da concorrência?

 

A componente Preço do Marketing Mix (4 Ps do Marketing)

Mercado / Distribuição (Placement):

  • Qual o teu mercado? Onde ofereces o teu produto aos teus clientes? Onde se encontram os teus clientes, a tua persona?  Onde é que os teus clientes vão procurar produtos semelhantes? Quais os teus canais de distribuição? Como entregas o produto ao teu cliente? Não podes estar em todo o lado. Por isso é importante que estejas no lugar certo. Não te esqueças: não esperes que os clientes vão ter contigo, és tu que tens de ir ter com eles. E novamente, existem questões que devem ser respondidas:

  • Onde está o teu cliente?
  • Onde vendes o seu produto (pontos de venda, lojas online e offline, redes sociais, email, entre outros) ?
  • Quais os canais de distribuição que trabalham atualmente para ti?
  • Vendes diretamente para empresas ou consumidores?
  • Vendes diretamente ao cliente final ou tens intermediários?
  • Onde estão os teus concorrentes?

 

A componente Distribuição do Marketing Mix (4 Ps do Marketing)

Promoção / Divulgação (Promotion): 

  • Como divulgas o teu produto? Como os teus clientes descobrem-te?  Que estratégias usas para divulgar a tua oferta? Estas estratégias são eficazes? A promoção tem tudo a ver com o aumento da visibilidade do teu produto, para poder conseguir que mais pessoas o comprem. Como é suposto os teus potenciais clientes saberem o que tens para oferecer, se eles nem sabem que existes? O problema é saber por onde começar. E para isso, consegue responder a estas questões?

  • Que canais é que o teu público usa para consumir informação?
  • Que tipo de linguagem, de mensagem, tende a ser mais eficaz com o teu público?
  • Quando podes promover o teu produto? Existe alguma preocupação com a sazonalidade?
  • Como os teus concorrentes planeiam e realizam a sua promoção. 

Esta última questão é uma das mais importantes para a definição duma estratégia de marketing. A análise da concorrência, do mercado, é uma das maiores fontes de informação para qualquer negócio. 

 

A componente Promoção do Marketing Mix (4 Ps do Marketing)

Existem várias ferramentas que permitem esta análise. Por exemplo, ferramentas que te permitem analisar o tráfego dos sites da concorrência e como é que se posicionam no Google (Ubbersugest), o que dizem e o que dizem sobre eles (Mention, Social Listening), o volume de keywords e hastags (Inflact), que tipo de anúncios fazem no Facebook (Facebook Ads Library).  

Outra forma de obteres informação é a questionar o teu cliente. Directa ou indirectamente, através de quizzes, de questionários de satisfação, ou até mesmo por caixinhas, ou sondagens nas stories de redes sociais. 

Conclusão: o essencial é agregar o máximo de informação que te permita de forma fidedigna, conseguir responder ao maior número das perguntas que irão determinar o Marketing Mix do teu negócio. 

Queres mais exemplos práticos?

Diz, nos comentários, qual o teu negócio e eu ajudo-te a perceber o que precisas de procurar! 


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